quarta-feira, 3 de maio de 2017

Educador da RPTV tem menção em publicação acadêmica paraibana

Resultado de imagem para a mutação radical dos fanzines
Marca de Fantasia é uma editora independente paraibana dedicada às Histórias em Quadrinhos, Artes, Comunicação, Linguística e à Cultura Pop.

No ano de 2016 a editora lançou a publicação  A mutação radical dos fanzizes de autoria do professor e pesquisador da UFPB, Henrique Magalhães,  dedicada a traçar um panorâmica sobre a produção dos fanzines no país, da sua gênese impressa e precária a gradual migração ao universo virtual.
Nesse sentido, o trabalho do educador e pesquisador da RPTV, Beto Potyguara (este que vos tecla), editor responsável do selo República dos Quadrinhos, é digno de nota. O seu blog e uma das publicações (a SOQ! Só Quadrinho!) estão presentes na obra, tanto como registro de sua atuação, quanto, como referência de pesquisa.

Uma grata surpresa e enorme honra!

Fica a dica para os interessados e/ou curiosos pela publicação ou pelo tema:


Resultado de imagem para a mutação radical dos fanzines
A mutação radical dos fanzines

Henrique Magalhães

Série Quiosque, 9.

João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005. 72p. 12x18cm. 

R$15,00.
ISBN 85-87018-44-2

Confira a resenha sobre a publicação AQUI.

Roberto Flávio, o Beto Potyguara, é pesquisador sobre  as possibilidades da utilização de artes gráficas em sala de aula, desempenhando ações de formação desta natureza junto aos professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino, além de coordenar o Circuito de Exposições Itinerantes da SEEC organizado pela RPTV. Na obra acima, é enfatizada a sua atuação como pesquisador na área da nona arte local e nacional.

Saiba mais sobre a editora paraibana Marca de Fantasia:

Marca de Fantasia é uma editora independente dedicada às Histórias em Quadrinhos, Artes, Comunicação, Linguística e à Cultura Pop (expressões da Indústria Cultural, como séries televisivas, ficção científica, rádio, música popular etc.).

Criada em 1995 por Henrique Magalhães, a editora é o resultado de sua experiência com a edição de revistas e fanzines, além de estudos acadêmicos. Faz parte desse histórico desde a década de 1970 a publicação de vários números da revista em quadrinhos Maria, dos fanzines Marca de Fantasia e Nhô-Quim, e a realização de Mestrado e Doutorado sobre o universo dos fanzines.

Desde sua fundação a Marca de Fantasia constituiu-se numa atividade do Grupo Artesanal – entidade sem fins lucrativos sediada em João Pessoa –, e como projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UFPB. Em 2008 a editora migrou para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação dessa Universidade, onde vem contribuindo com sua produção editorial.

Em 1 de outubro de 2013, visando mais autonomia, foi criada a Associação Marca de Fantasia constituindo-se em entidade jurídica sem fins lucrativos com CNPJ 19.391.836/0001-92, da qual fazem parte Henrique Magalhães como presidente e a diretoria, composta por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Mestrado em Comunicação da UFPB. A editora Marca de Fantasia é uma das atividades da associação, que visa também a promoção de seminários, exposições, produções audiovisuais, o Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba (www.memorialhqpb.org) e outros eventos afins.

Algumas parcerias são firmadas entre a Marca de Fantasia e grupos de pesquisa de outras instituições de ensino do país, a exemplo do Labedisco - Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo -, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, de Vitória da Conquista, com quem desde 2011 lança a revista eletrônica O Corpo é Discurso, dirigida pelo.

Já em 2016, a Marca de Fantasia iniciou a parceria editorial com o Grupo de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias (Cultpop), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul. O objetivo é publicar, pela editora, pesquisas promovidas pelos integrantes do grupo, sejam elas trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses de doutoramento. Com a parceria, a professora doutora Adriana Amaral, coordenadora do grupo, passa a integrar nosso conselho editorial.

Diretor: 
Henrique Magalhães - Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFPB)

Conselho Editorial:
Adriana Amaral - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Unisinos, São Leopoldo, RS
Adriano de León - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB, João Pessoa, PB
Alberto Pessoa – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPB, João Pessoa, PB
Edgar Franco - Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual, UFG, Goiânia, GO
Edgard Guimarães - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, São José dos Campos, SP
Gazy Andraus - Pós-Graduação Docência Ensino Superior, UNIMESP, Guarulhos, SP
JJ Domingos - Departamento de Letras e Artes, UEPB, Campina Grande, PB
Marcelo Bolshaw – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, UFRN, Natal, RN
Marcos Nicolau- Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPB, João Pessoa, PB
Nílton Milanez, Programa de Pós-Graduação em Linguística, UESB, Vitória da Conquista, BA
Paulo Ramos - Programa de Pós-Graduação em Letras, UNIFESP, São Paulo, SP
Roberto Elísio dos Santos - Programa de Mestrado em Comunicação, USCS, São Caetano do Sul, SP
Waldomiro Vergueiro - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, ECA/USP, São Paulo, SP
Wellington Pereira - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPB, João Pessoa, PB

Fonte: Marca de Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário