SOBRE A RPTV

Projeto RPTV: Educação, História, Cultura Popular e Comunicação

Como surgiu:
A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural do Rio Grande do Norte - RPTV surgiu, em junho de 2010 a partir do Projeto Cinema na Escola. 

A RPTV foi implantada inicialmente no município de Currais Novos e posteriormente será ampliada para Natal, Mossoró e Assú.

A TV surgiu como uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e do Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP, em parceria com  o Pontão de Cultura e Comunicação.

A proposta da RPTV
A proposta é realizar um trabalho em rede visando à documentação e difusão de práticas educativas transformadoras; o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento do audiovisual no Estado. 

As ações da TV também têm o foco no protagonismo dos atores locais, através da participação direta das crianças, adolescentes e jovens, bem como de educadores e agentes culturais em todas as etapas do processo de realização e difusão de conteúdos. 

A TV assume o desafio de fazer uso das tecnologias da comunicação e informação para contribuir com o processo de participação popular e com a democratização dos meios de comunicação e da sociedade.

A RPTV em Currais Novos
O canal 51 da operadora Sidy’s TV a Cabo tem sido um espaço de exercício da criatividade e protagonismo de crianças, adolescentes e jovens da cidade.

Esses atores locais, orientados por educadores e comunicadores populares, têm garantido significativa produção audiovisual com ênfase nos formatos de reportagem, documentário e entrevista.

Prêmios conquistados
Apesar de ser uma experiência recente a RPTV já conquistou diversos prêmios, entre outros, podemos citar: Observatório Nacional de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direito da Criança e Adolescente da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em 2010 e o Prêmio aNacional Itaú Unicef em 2013.

O projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação
Visando fortalecer a iniciativa e buscar condições de funcionamento e sustentabilidade para o Projeto de TV, o CECOP elaborou e aprovou em edital junto a Petrobras o projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação.

A partir de 2014, o projeto após receber o patrocínio da Petrobras, passou a ampliar o acesso da população aos bens culturais, desenvolvendo novas ações na área de formação e difusão do audiovisual, na documentação e divulgação da cultura local e das práticas educativas transformadoras.

A experiência traz significativa contribuição à luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Contatos: (84) 3232-7841/1487 / 1359/


FONTE: SEEC/ASSECOM - 25 fev 2015 16:06



Nenhum comentário:

Postar um comentário