quarta-feira, 31 de maio de 2017

INICIATIVAS DE MUSEOLOGIA SOCIAL PARTICIPAM DE REUNIÃO COM O IBRAM

O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, realiza no período de 30 de maio a 04 de junho de 2017, o 7º Fórum Nacional de Museus que acontece na cidade de Porto Alegre/RS.

Na tarde da última terça-feira (30), durante o Fórum, o presidente do IBRAM, Marcelo Mattos de Araújo junto com sua equipe administrativa, se reuniu com representantes da Comissão Gestora da Rede de Pontos de Memória e iniciativas de museologia social de vária regiões do país. A reunião teve como pauta a discussão do quadro atual do IBRAM, a situação do Programa Pontos de Memória e a retomada do diálogo entre o órgão governamental e a sociedade civil.

Na reunião os representantes das iniciativas de museologia social apresentaram uma pauta de reivindicações ao IBRAM que incluiu: Institucionalização do Programa Pontos de Memória, a implementação da Gestão Compartilhada do programa, além de ações de fomento a novas iniciativas de museologia social e apoio a sustentabilidade das já existentes.

Também foi reivindicada ações de formação, realização da Teia da Memória, lançamento de novos editais, fortalecimento das redes temáticas e estaduais de Pontos de Memória, além da proposta do IBRAM em contribuir no diálogo institucional com governos estaduais, instituições federais de ensino e pesquisa e a sociedade civil para trabalhar com a museologia social no país.

Do Rio Grande do Norte participaram da Reunião Raimundo Melo*, representante da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários e membro da Comissão Gestora do Programa Pontos de Memória e Talita Barbosa coordenadora do Museu Nísia Floresta e integrante da equipe do Ponto de Memória Mestres da Cultura popular.

* Coordenador estadual da RPTV e integrante do Núcleo de Museologia Social da SEEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário