sexta-feira, 19 de maio de 2017

EXPOSIÇÃO E FILME MOTIVAM A DISCUSSÃO SOBRE A MEMÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Resultado de imagem para OFICINA D EFOTOGRAFIA
Na manhã de ontem (18/5), dentro da programação da 15ª Semana de Museus, teve continuidade a oficina fotográfica realizada no Museu Nísia Floresta com os estudantes da E.E. Nísia Floresta. Esta ação é fruto da parceria entre o Museu, o Projeto de Inovação Pedagógica – PIP da escola e a RPTV.

A exposição “Engenhos de Mipibu” – uma produção dos estudantes da escola pública Severino Bezerra, do município de S. José de Mipibu –, e a exibição do filme, “Terra de Engenhos” do jornalista/cineasta potiguar, Nilson Eloy, propiciaram uma discussão crítica e analítica acerca da temática e linguagem fotográfica e audiovisual utilizadas por essas mídias distintas.

Os alunos tiveram na exposição a oportunidade de exercitar a prática da leitura de imagens, buscando identificar e relacionar algumas das técnicas apresentadas durante a aula teórica com as que foram empregadas nas peças ali apresentadas. Já o filme, permitiu a compreensão entre as diferentes possibilidades narrativas existentes entre a fotografia e a produção audiovisual de caráter documental.

A aula culminou em uma roda de conversa, onde a temática, comum a ambas as produções, suscitou uma saudável discussão com o público acerca da importância da preservação do patrimônio histórico e material da região, provocando o questionamento e levando a conscientização sobre a relevância da necessidade de uma política pública contínua de preservação da memória e da cultura de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário