quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Resultados do III Encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitário do RN

DEBATE ENTRE OS PONTOS DE MEMÓRIA E PODER PÚBLICO RESULTOU EM PROPOSTAS

Durante o III Encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte realizado no dia 2 de dezembro de 2016 no auditório do IFRN do Campus Cidade Alta, uma mesa de debate reuniu instituições educativas que atuam com museologia social no RN.

O debate foi ampliado para intervenções dos participantes do evento e envolveu também diversos Pontos de Memória, Pontos de Cultura, grupos culturais e museus comunitários de vários municípios do Rio Grande do Norte. 

Do debate surgiram algumas propostas concretas: Constituição de uma comissão composta pelas várias instituições para trabalhar de forma articulada a museologia social no Rio Grande do Norte e formalização de parceria para ampliar a presença do IBRAM no campo da Museologia Social no RN. 

As instituições presentes também firmaram compromisso para viabilizar: a articulação política de um espaço continuado de cooperação interinstitucional entre o poder público e a sociedade civil na área da museologia social; lançamento de Editais de âmbito nacional e local de fomento apoio as iniciativas de museologia social no RN e ainda solicitar consultoria do IBRAM para implementação de uma proposta de captação de recursos via emenda parlamentar, baseada na experiência do Rio de Janeiro.

O III Encontro foi uma realização da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN e da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - RPTV. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura -SEEC/RN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, do Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP, do Pontão de Cultura e Comunicação, do Museu Nísia Floresta, do Ponto de Memória Mestres da Cultura Popular e do Prêmio Itaú-Unicef. Através da RPTV o evento contou com o patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário