quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Estão abertas as inscrições para a 15ª Semana de Museus

15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus

Estão abertas as inscrições para a 15ª Semana de Museus. De 28 de novembro de 2016 a 03 de março de 2017, museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo Ibram.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe mais de 79%*(fonte: pesquisa sobre a 14ª Semana Nacional de Museus, disponível em http://www.museus.gov.br/os-museus/economia-de-museus/).

Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 15ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 15 e 21 de maio de 2017, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.

Tema

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.


Cartaz
Acesse o cartaz em formato 

jpg ou pdf.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico ao lado: 
  •  1º Passo: realização da inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana ou Primavera de Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.
  • • 2º Passo: realização da inscrição dos eventos a serem desenvolvidos pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.


Dicas de parcerias para os museus na realização de seus eventos

Que tal reforçar a divulgação de seu museu e seu envolvimento com a comunidade? Pensando nisso, elaboramos algumas possibilidades de parcerias que nem precisam de repasse de recursos financeiros. Veja aqui!


Chamada de parcerias com empresas para divulgação oficial da 15ª Semana
Para auxiliar na promoção e divulgação da 15ª Semana Nacional de Museus, o Ibram estará celebrando parcerias, sem repasse de recursos financeiros, com serviços e produtos de empresas públicas e privadas dos seguintes ramos: Aviação Civil, Fabricação de Artigos de Vestuário, Telefonia Móvel e empresas com espaço de Mídia Indoor. Saiba mais.

Cronograma
Inscrição de museus: 28 de novembro de 2016 a 03 de março de 2017
Realização da 15ª Semana Nacional de Museus: 15 a 21 de maio de 2017

Contato
(61) 3521 4135/ 3521 4142

Via IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário