segunda-feira, 4 de julho de 2016

Escola P.H.G. inaugura sua Galeria de Artes Visuais com Mostra sobre a Representação Indígena nos Gibis.

 
Identidade visual definitiva do espaço

No dia 1º de julho, houve a inauguração da Galeria de Artes Visuais da E. M. Prof. Humberto Gama - PHG, que em sua estreia está com a exposição itinerante sobre A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NOS QUADRINHOS BRASILEIROS, que conta com a curadoria do Cartunista e Historiador, Beto Potyguara. A exposição permanecerá aberta ao público até o mês de agosto.
A Coordenadora do NEADTEC, Maria Aldeiza (primeira a direita) abre a solenidade de inauguração.
Na oportunidade se fizeram presentes a representante da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN - Maria Aldeíza, a Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos, Maria Aparecida de Medeiros. a diretora em exercício da 9ª DIRED - Edna Pontes e diretora da Escola Municipal Humberto Gama - Roseane Rangel,
Devemos salientar que a ausência do coordenador estadual da Rede Potiguar de Televisão - Raimundo Melo e da coordenadora da ONG CECOP - Talita Barbosa, deveu-se a um mal estar que acometeu Raimundo, na manhã daquele dia - ficando Talita como sua acompanhante durante os procedimentos médicos. Fato notificado e lamentado por todos os presentes que reconheceram a sua importância como idealizador e fomentador da criação deste espaço.
A prof.ª Fátima ao lado do Grupo SONS DO BRASIL

A abertura da exposição foi abrilhantada pela apresentação do grupo musical SONS DO BRASIL que esteve presente ao longo de toda a programação vespertina.
A equipe da RPTV se desdobrou no curto espaço de tempo para dar conta dos últimos detalhes na adequação do futuro espaço galeria e para realizar a divulgação e montagem da exposição.

As Instituições e veículos de comunicação convidadas foram as seguintes:
PREFEITURA MUNICIPAL
CÂMARA DE VEREADORES
SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO 
SEC. MUN. DE TURISMO
FUNDAÇÃO CULTURAL
CASA DE CULTURA POPULAR
CASARÃO DE POESIA
PODER JUDICIÁRIO
IGREJA CATÓLICA
9ª DIRED
TV CRISTO REI
SIDY'S TV
RÁDIO 95 FM
JORNAL A NOTÍCIA
JORNAL EXPRESSO
PORTAL CN AGITOS
BLOG JEAN SOUZA
BLOG VLAUDEY LIBERATO

REPERCURSÃO NA MÍDIA:
A inauguração da galeria e o lançamento da exposição contaram com uma grande cobertura da mídia curraisnovense, gerando matérias impressas (Jornal Expresso), nas TVs locais (SIDY's TV, TV Cristo Rei e RPTV C. Novos) e na rádio 95 FM.

SOBRE A EXPOSIÇÃO:
 
O material faz parte do acervo do Núcleo de Museologia Social da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV) – um projeto da iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e da ONG Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP) – e que já vem percorrendo vários municípios do Estado desde 2015.
A Mostra vem contribuir para a discussão acerca de como os indígenas vem sendo perpetuados no imaginário popular por meio dos gibis e de outras mídias. E contempla cerca de 40 títulos, entre tirinhas, histórias em quadrinhos (HQs) e material produzido exclusivamente para a internet, onde há a predominância de estereótipos, muitos dos quais pejorativos, que reforçam a discriminação e o preconceito existentes na sociedade.
 
Segundo Beto, isso se deve em grande parte ao fato dessas versões serem de autoria de artistas de outras etnias, que não a indígena, e que por mais bem-intencionados que estejam, muitas vezes perpetuam uma história contada sempre pelo mesmo ponto de vista – o homem branco “civilizado”.
São pouquíssimas as exceções que conseguem fugir a este lugar comum. O pesquisador destaca a obra “As aventuras do indiozinho Bretã”, como uma promissora aposta para a quebra desse paradigma, pois os roteiros foram retirados de histórias reais contadas por crianças indígenas de um aldeamento em Santa Maria (RS), além da mesma possuir um texto bilíngue – português e kaingang.

Ao propor uma análise crítica de como foi produzida essa representação nas HQs brasileiras nos últimos 130 anos, a Mostra torna-se um importante fio condutor para a reflexão e discussão pertinente e contextualizada do tema, não apenas em sala de aula, mas em todos os espaços possíveis e imagináveis.
 
Nesse sentido, além de visitas guiadas e rodas de conversas, comuns a está ação, a exposição também propiciará o debate sobre as possibilidades da utilização das artes gráficas em sala de aula e de como inserir a questão indígena nas práticas educativas.

A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NOS QUADRINHOS BRASILEIROS integra o circuito cultural da RPTV que atualmente contempla a Biblioteca da Zona Norte de Natal, o Museu Nísia Floresta e agora a Galeria do PHG.


Serviço:
Exposição: A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros.
Período: de 1º de julho a 10 de agosto de 2016.
Horário: segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Local: R. Moisés Galvão, 171 - Gilberto Pinheiro - Currais Novos - RN.
Acesso: gratuito.
Informações: (84) 3405-2718.
Classificação indicativa: livre.

GALERIA DE IMAGENS:

A montagem da exposição ficou a cargo da dupla Onilson Pires e Beto Potyguara (30/06).

A limpeza do ambiente ficou por conta de Dolores e João Paulo (01/07)

Dolores finaliza os últimos detalhes do Estúdio (30/06)

Cenas obtidas durante o cerimonial (01/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário