quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ENCONTRO DE PONTOS DE MEMÓRIA PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGO COM O PODER PÚBLICO

Mais de 20 iniciativas de museologia social
e comunitária são desenvolvidas no Estado

 

O III Encontro da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte acontece nesta sexta-feira (02/12), no IFRN - Campus Cidade Alta em Natal, das 08h as 18h. O objetivo do encontro é reunir, articular e mobilizar Pontos de Cultura, grupos culturais, museus comunitários e instituições educativas em torno da proposta de museologia social e comunitária. O Instituto Brasileiro de Museus já confirmou a participação no encontro.

A atividade que acontece a cada dois anos será uma grande mostra do trabalho que é realizado em 20 municípios do Rio Grande do Norte. No evento, os participantes poderão conferir uma mostra fotográfica de 08 Pontos de Memória do Estado: Ponto de Memória Banguë (Natal), Ponto de Memória Chico Daniel (Itajá), Ponto de Memória Mestres da Cultura Popular (Nísia Floresta), Ponto de Memória Quirambu (Monte Alegre), Ponto de Memória Negros do Riacho (Currais Novos), Ponto de Memória Olhares (São Gonçalo do Amarante), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta), Museu Rural Auta de Souza (Santa Cruz).


Além da mostra fotográfica, o encontro conta com a apresentação da Orquestra Sanfônica do Museu Vaqueiro de São José de Mipibu, o Boi-de-Reis do bairro Bom Pastor, o grupo de Coco de Roda de Nísia Floresta e apresentações de Capoeira. A atividade é organizada pela Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN e a RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural.

A terceira edição do Encontro de Pontos de Memória é um espaço para discussões de preservação e valorização dessas iniciativas, além de criar um diálogo com entidades do poder público, visando a construção de políticas públicas para o setor. O encontro vai contar com a participação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Secretaria Estadual de Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Capitania das Artes, Universidade Estadual do RN – Uern, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.

Ponto de Memória

É uma iniciativa que tem como objetivo apoiar ações de reconhecimento e valorização da memória social. Os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Eles são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

Rede de Pontos de Memória do RN
A Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN é uma iniciativa de museologia social de base comunitária que reúne Pontos de Memória, Pontos de Cultura, grupos culturais, museus comunitários e instituições educativas e culturais de 20 municípios do Rio Grande do Norte. Essas iniciativas têm em comum o objetivo de documentar, preservar e difundir ações que assegurem o direito à memória dos setores historicamente marginalizados. A Rede é uma articulação informal de diferentes iniciativas que se mobilizam em torno de ações comuns e de um plano de ação estratégica que envolve formação, produção de conteúdos, intercâmbio de experiências e comunicação integrada.


CONTATO – Raimundo Melo  - Coordenação da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários  do RN– 9.9950-4984 ( TIM)  – 9.8843-3745 (OI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário